A Estrela que Emite Raios em outra Estrela

A Estrela que Emite Raios em outra Estrela
AR SCORPII - A Estrela que Emite Raios em outra Estrela

Hoje falaremos de algo inesperado no universo, uma estrela que dispara raios em outra estrela.

Tudo começou quando um grupo de astrônomos amadores da Alemanha, Bélgica e Reino Unido observavam a constelação de Escorpião.

A constelação de Escorpião fica a 380 anos luz da Terra. E nesta constelação os astrônomos se depararam com algo incomum em um sistema binário de estrelas. Havia um pulsar de brilho a cada quase 2 minutos.

O sistema encontrado é o AR Scorpii, neste sistema há duas estrelas uma anã branca e uma anã vermelha fria.

Embora, a descoberta tenha sido realizada por astrônomos amadores, havia uma limitação tecnológica para estudar o sistema binário.

Daí em diante a Universidade de Warwick na Inglaterra, com a utilização de um super telescópio em conjunto com uma rede de telescópios na Terra e no espaço, conseguiu desvendar a origem do brilho.

A estrela anã branca deste sistema é bem pequena, tem aproximadamente o tamanho de nosso planeta, porém com massa 200 mil vezes maior. Esta estrela gira em alta velocidade. A alta velocidade faz com que os elétrons se acelerem atingindo quase a velocidade da luz. Isso gera grandes explosões que liberam os elétrons em forma de facho.

Devido a rotação, a estrela emite o facho em 360 graus. E quando este facho de raio atinge a sua estrela vizinha, algo estranho acontece.

Todo o sistema pulsa num brilho se iluminando e escurecendo a cada 1,97 minuto.

AR Scorpii - Estrela emite raios
AR Scorpii – Estrela emite raios

A cada nova descoberta o espaço nos surpreende com descobertas incríveis como esta. E pelo jeito ainda vamos continuar se deparando com muita coisa inesperada. Quem sabe o que virá no futuro.