A Gravidade pode estar errada!

Gravidade Emergente de Verlinde

Em 2010 o Físico Teórico da Universidade de Amsterdan Erik Verlinde, Especialista em teoria das cordas. Apresentou uma nova teoria sobre a Gravidade. Chamada de Gravidade Emergente, Verlinde explica que a gravidade não é uma força fundamental, mas um fenômeno emergente que é consequência de outros fatores.

Uma maneira de explicar isso seria fazendo uma comparação com a Temperatura.
A temperatura pode estar quente ou fria por causa de movimentos de partículas microscopias. Sendo assim a temperatura é um fenômeno variável resultante de outros parâmetros.

A gravidade emergente seria consequência de mudanças na própria estrutura do espaço-tempo.

Um dos grandes trunfos da nova teoria é que ela consegue explicar a mecânica do universo sem a presença da matéria escura.

Erik Verlinde
Erik Verlinde

De acordo com as leis da gravidade convencional, o próprio universo não se sustentaria com as estrelas, galaxias, e todos os corpos visíveis. A conta simplesmente não fecha, a não ser que seja acrescentado a famosa matéria escura. É bom lembrar que até hoje a matéria escura nunca foi comprovada.

Mesmo podendo explicar o universo sem a matéria escura, a teoria da gravidade de Verlinde foi pouco comentada, e quase ninguém deu atenção a ela. Porém um novo estudo recente envolvendo 30.000 galaxias encontrou a primeira evidência que sustente a teoria.

Porém mesmo que esteja correta, levará muitos anos para ser comprovada e talvez aceita.