
Uma nova ferramenta pode impulsionar a investigação de vida fora da Terra. O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA está desenvolvendo um teste químico, que pode revelar através do solo, se existe ou existiu vida em outros planetas. A técnica utilizada é chamada de eletroforese capilar, é um processo que separa moléculas por tamanho e carga elétrica. É geralmente usada em ciência forense para separar amostras de DNA de elementos contaminantes.
Funciona assim: Uma sonda robótica coleta uma amostra do solo. O solo é então misturado com um reagente. Depois um poderoso laser através da eletricidade, consegue separar e identificar as moléculas. O objetivo é descobrir se há a presença de aminoácidos. Se o resultado apresentar tipos de aminoácidos que estão presentes na vida orgânica, será a prova de que pelo menos um dia houve vida no planeta.
O experimento foi testado no lago Mono da Califórnia, que tem um nível alto de salinidade. E foi identificado com sucesso 17 tipos de aminoácidos. A NASA pretende utilizar este novo método em futuras expedições a Marte com o envio de Rovers robôs.
Nasa estuda experimento para encontrar vida
https://www.nasa.gov/feature/jpl/a-new-test-for-life-on-other-planets
https://sputniknews.com/science/201702021050259475-nasa-chemical-test-alien-life/