A primeira foto de um exoplaneta

Primeiro Exoplaneta Fotografado
Primeiro Exoplaneta Fotografado

Esta foto está entre as imagens mais fantásticas obtidas do espaço nos últimos anos. Se confirmado, o pontinho marrom visto na fotografia pode ser o primeiro exoplaneta visto por nós humanos! É a primeira vez que um planeta fora de nosso sistema solar é fotografado de forma direta.

O mais incrível é que este exoplaneta está muito longe. E bota longe nisso! Ele pertence ao sistema solar da estrela CVSO 30, uma estrela jovem da constelação de Orion que fica a 1.200 anos luz da Terra.

Observatório Europeu do Sul - ESO, localizado - Chile
Observatório Europeu do Sul – ESO, localizado – Chile

A observação foi realizada pelo ESO, Observatório Europeu do Sul, localizado no Chile, com a utilização do Very Large Telescope (VLT). A pesquisa foi publicada na revista Astronomy And Astrophysics.

Não é a primeira vez que é encontrado um exoplaneta neste sistema solar, De acordo com os astrônomos, é possível a existência de um exoplaneta do tipo “Júpiter Quente”, com massa parecida com a de Júpiter, porém muito próximo a sua estrela, No caso, este planeta descoberto em 2012, chamado de CVSO 30b, está tão próximo, que leva apenas 10 horas para completar uma volta completa em torno de sua estrela.

Enquanto o CVSO 30b está muito próximo, o novo planeta encontrado (o que aparece na foto), está muito distante. Para dar uma volta completa em seu sistema solar ele leva 27 mil anos. Chamado de CVSO 30c é provavelmente também um planeta do tipo Júpiter, porém um pouco menor que o primeiro planeta encontrado.

A descoberta de exoplanetas são realizadas através de cálculos no brilho das estrelas ou variações na órbita. A visualização direta de um exoplaneta como visto na foto é algo inédito. Porém conforme o avanço da tecnologia e telescópios cada vez mais potentes, é possível que em breve poderemos ver exoplanetas distantes de forma direta, mesmo que vistos como pequenos pontinhos solitários na imensa escuridão do espaço.