Como o BB8 Funciona

Desde os anos 70 os fãs de Star Wars sempre se encantaram com os carismáticos robôs da saga, R2-D2 e C3PO. Mas agora com a chegada do episódio VII dirigido por JJ Abrams, temos um novo mascote que está roubando a cena, o BB-8.

BB8 em trailer de Star Wars
BB8 em trailer de Star Wars

A primeira vez que o novo robozinho apareceu, foi no primeiro teaser do episódio VII. Logo de cara BB-8 chamou a atenção justamente por seu surpreendente formato de bola com uma cabeça que fica suspensa o tempo todo no topo.

Até aquele momento pensava-se que BB-8 era mais um droid feito por computador, o que é muito comum em um filme de ficção.

O que ninguém esperava, é que a produção guardava uma surpresa. E em abril de 2015 durante o Star Wars Celebration com uma plateia de milhares de fãs e transmitido ao vivo pela Internet, o BB-8 foi surpreendentemente apresentado ao vivo, andando pelo palco e movendo a cabeça justamente como mostrado no filme. Durante a exibição as pessoas ficaram completamente malucas.

Se os fãs já estavam enlouquecidos com o BB-8 real, ainda havia mais uma surpresa. Dias depois da apresentação na convenção, foi lançado a versão de brinquedo do robô. Fazendo exatamente as mesmas coisas do BB-8 real. Ou seja, não só o BB-8 existe como você também pode ter um em sua casa.


O FUNCIONAMENTO

Daí vem um mistério! Como o BB-8 funciona? Como ele consegue andar para lá e para cá mantendo a sua cabeça em cima do corpo?

Você vai se surpreender, pois em si a estrutura do BB-8 é bem simples. Ele usa um mecanismo desenvolvido pela Sphero. Uma empresa especializada em droids. O próprio BB-8 de brinquedo é uma versão melhorada da Bola Sphero compercializada pela empresa desde 2013.

Sphero - Robotic Gaming system, o mecanismo do BB8
Sphero – Robotic Gaming system, o mecanismo do BB8

O mecanismo usado no Sphero é basicamente um motor que com a ajuda da gravidade se mantem de pé dentro de uma esfera. Basicamente é isso, simples não, nem tanto, o grande triunfo da equipe de engenheiros que desenvolveram o projeto, foi justamente fazer esta ideia funcionar.

A cabeça do robozinho não é colada ao corpo, a cabeça é solta. Ela simplesmente desliza tentando se manter sempre no topo.

O segredo que faz ele andar e manter a cabeça na posição correta está dentro do corpo.

il_340x270_831702175_80nhBasicamente existe um motor do qual a sua parte mais pesada ocupa metade do espaço. Abaixo deste motor há uma bola. Quando esta bola gira ela faz com que a casca do robo gire também. Como o motor é pesado, devido a gravidade ele tende a se manter sempre posicionado embaixo.

Quando você dá um comando para o robo andar para frente. Na verdade a bola que está abaixo do motor começa a girar. O atrito e o peso do motor faz com que a casca gire também, fazendo com que o robo ande.

Mas e a cabeça? A cabeça é presa ao corpo magneticamente. Acima do motor há duas espécies de imãs que tentam manter a cabeça na posição.

O princípio básico do BB-8 é bem simples. Mas não vá se animando. Para que isso realmente funcione, é necessário uma infinidade de sensores e mecanismos que os desenvolvedores quebraram a cabeça até que estivesse perfeito.