Como Será o Futuro na Próxima Década

Como será o futuro na próxima década
Como será o futuro na próxima década

Hoje vamos ver algumas previsões de como será a nossa vida um futuro próximo mais precisamente daqui a 10 anos.

Prever o futuro é algo muito difícil, vários filmes de ficção científica do passado tentaram prever como seria nossos dias de hoje e a maioria errou feio. No século passado dizia-se por exemplo que no ano 2000 já teríamos carros voadores e estaríamos fazendo viagens espaciais.

Bem nós já estamos em 2016 e não estamos nem perto disso. Por outro lado coisas como computadores em lares, Internet, tablets e smartphones não foram previstas e hoje fazem parte de nosso cotidiano.

Previsões para o futuro hoje em dia são muito mais pé no chão e realistas, mesmo assim, algumas coisas podem parecer mirabolantes.

Mas por que tentar prever o futuro?

Porque se no mundo competitivo de hoje, leva vantagem quem tem informação, então ter um ideia do que vai acontecer no futuro te dará uma boa vantagem.

As previsões que vamos ver são a coletânea de pesquias de várias empresas entre elas a Euromonitor International.

Dividimos os resultados em 5 grupos:
• CONSUMO
• TRABALHO
• ESTUDO
• MODA e
• RELACIONAMENTOS SOCIAIS

CONSUMO

Por incrível que parece, nós começaremos a ser menos consumistas. Alguns produtos que podem ser compartilhados como ferramentas, máquinas, softwares, serão mais alugados do que comprados. Um bom exemplo disso é o Uber. Acha exagero? Pois uma empresa de aviões na europa está criando pacotes onde você paga uma mensalidade e pode viajar quando quiser e para onde quiser. Claro que é um serviço para os mais abastardos, mas mostra esta tendência.

Consumo no Futuro
Consumo no Futuro

Seremos também muito mais conscientes com consumo. Empresas de acordo com o meio ambiente terão mais sucesso.

O consumo de carne deve reduzir em todo o mundo. Isso não significa que não comeremos mais carne, mas haverá uma maior concientização. Os animais agradecem.

TRABALHO

É aqui que o bicho pega. Empresas muito grandes como Google, Microsoft, Apple ficarão ainda maiores. Por outro lado a grande maioria das empresas ficarão muito menores. A tendência será de empresas com poucos funcionários. Em outras palavras, cada vez menos vagas de trabalho.

Por outro lado a próxima década será o período em que definitivamente entraremos na era da liberdade no trabalho. Internet, smartphones e notebooks, estão libertando os funcionários de trabalharem em um escritório com uma carga horária rígida. A maioria das empresas terão seus funcionários trabalhando remotamente. Por outro lado esqueça a estrutura semanal de dia útil e fim de semana. Para quem trabalha remoto não haverá mais distinção entre domingo e segunda-feira.

Esqueça o vínculo empregatício. As empresas vão optar mais por terceirizar mão de obra por um determinado tempo ao invéz de contratar funcionários.

Quem começar agora a se adaptar a esta realidade terá vantagem na próxima década.

ESTUDO

A experiência será muito mais valorizada do que a educação formal, Certificados e títulos não terão tanta importância, salvo áreas em que a especialização acadêmica continuará obrigatória como medicina, as maioria dos profissionais serão contratados por suas habilidades comprovadas em testes, portifolio ou indicação.

Gente isso muda muita coisa, é bom ficar atento. Em breve lançaremos um video no canal para abordar somente este assunto que é muito sério. Os profissionais de hoje, precisam ficar muito atento a estas mudanças. Prova disso que já está difícil para muita gente arranjar emprego. E essas mudanças complicará muito para quem não se especializar em alguma tarefa. Então logo teremos um video detalhando esse assunto.

MODA

Se você olhar fotos antigas verá que as roupas foram muito características em cada época. Por exemplo, roupas dos anos 60, 70, 80 e assim por diante.

No futuro não seremos tão influenciados por moda, e será praticamente o use o que quiser. Sabe quando você vê alguém na rua vestindo algo muito diferente e acaba estranhando. Pois é, essa será uma das características da próxima década.

As roupas serão influenciadas por temas e tecnologia esportiva. E sim haverá muita roupa e acessários hy-tech.

RELACIONAMENTOS SOCIAIS

Os relacionamentos sociais, sejam com amigos, familiares, relacionamentos amorosos, colegas de trabalho irão mudar muito. E grande culpa disso será da tecnologia. As pessoas serão altamente conectadas seja por dispositivos eletrônicos com informações armazenadas na nuvem. Isso irá facilitar muita coisa, mas por outro lado, coisas importantes serão vistas como coisas banais.

Isso de certa forma já está acontecendo. Se você analisar por exemplo a música, pessoas com mais de 40 anos em sua adolescência a musica era muito mais valorizada do que é hoje. Talvez pela dificuldade da época. Não era tão fácil adquirir uma musica de seu cantor ou banda favorito. Você tinha que  literalmente que comprar a música.

Hoje em dia existem muito, muito mais bandas do que antigamente mas proporcionalmente não existem tantos ídolos. Nem de longe. Alguns cantores que fizeram sucesso na década passada já foram até esquecidos.

Os adolecentes de hoje com menos de 12 anos não tem esta mesma ligação com a música e é até dificil para eles entender exatamente o que está escrito aqui. A relação com a música mudou completamente. E essa tendência irá se aplicar em todas as áreas inclusive em relacionamentos.

Para um jovem de 20 anos na próxima década, sair para uma balada com um amigo de infância terá a mesma importância doque trocar mensagens com um amigo desconhecido em uma rede social.

Isso também se refletirá em relacionamentos mais sérios como casamentos. Casamentos no papel começarão a ser mais raros, as pessoas irão preferir morar junto, mas sem vinculo formal.

CONCLUSÃO

Pode parecer que o futuro será estranho e até assustador. Mas tudo é questão de adaptação. Eu particulamente acredito que seremos mais sociáveis e mais engajados uns com os outros, mas isso é uma opinião minha. No final só o futuro irá dizer.