DEJA VU e os Universos Paralelos

Deja Vu - Universos Paralelos
Deja Vu - Universos Paralelos

Você já teve um Deja vu? A maioria das pessoas já tiveram.

O Deja vu ocorre quando você está fazendo alguma coisa ou está em um lugar e DERREPENTE. Você sente que já passou por aquela situação.

Vou dar um exemplo: Imagine, que você viaje para um lugar onde nunca foi antes. Neste lugar você para próximo a uma ponte. Você está com uma pessoa, e esta pessoa lhe oferece algo para beber.

E neste momento, surge uma sensação estranha. É como se você já estivesse passado por aquela situação, estando próximo a uma ponte e alguém lhe oferecendo algo. Pode ser até que a lembrança seja de um lugar totalmente diferente daquele. Mas sem dúvida você já passou por algo similar.

Este é o Deja vu.

 

 

Mas afinal, o que é o Deja vu? Até hoje ninguém conseguiu definitivamente explicar esta sensação. E quando ninguém consegue explicar alguma coisa, o que acontece? Surgem várias teorias. Só a ciência possui mais de 40 explicações diferentes do que pode causar um Deja vu.

Há também quem acredite que o Deja vu tenha uma explicação mística como: Seria o Deja vu uma memórias de uma vida passada? Ou a memória de um ancestral?

O que é um Deja vu? Canal Curioso News
O que é um Deja vu? Canal Curioso News

MELHOR EXPLICAÇÃO

Talvez a melhor explicação seja a do neuro-psicólogo cognitivo Chris Moulin.

Chris Moulin - Canal Curioso News
Chris Moulin

Segundo ele, a sensação de Deja vu é causada quando há uma falha em nosso cérebro ao armazenar e recuperar memórias. Nós temos vários tipos de memórias em nosso cérebro, Entre elas temos a Memória Imediata, Esta memória é responsável por manter em nossa mente pensamentos que estão ocorrendo no momento, como guardar o número de um telefone, formular uma mensagem para enviar a alguém, um comercial de um produto, etc. Só que esta memória você esquece logo em seguida ou em algumas horas.

Um outro tipo de memória que temos é a Memória de longo prazo. Nesta memória armazenamos fatos que ocorreram no passado, ou seja as nossas lembranças.

A todo momento nosso cérebro está utilizando a memoria imediata e consultando a memória de longo prazo.

Os pensamentos que entram na memória imediata entram e são descartados rapidamente. Porém para que um pensamento seja armazenado em sua memória de longo prazo o processo é mais lento. Em alguns casos você precisa pensar sobre aquilo várias vezes até que o pensamento seja definitivamente gravado na memória de longo prazo.

Mas como sugere Chris Moulin em algum momento, há uma falha no cérebro. E uma informação nova de algo que está lhe acontecendo naquele momento pode ir direto para a memória de longo prazo, sem passar pela memória imediata.

E é nesse momento que o Deja vu ocorre. Porque ao acessar a memória de longo prazo, aquele pensamento virá com a sensação de ser uma lembrança, e não uma informação nova.

A NOVA TEORIA

Recentemente surgiu uma nova teoria criada pelo físico Michio Kaku.

Michio Kaku - Canal Curioso News
Físico: Michio Kaku

Michio Kaku é conhecido por vários estudos de viagem no tempo e física quântica. É figurinha fácil em vários documentários de canais de assinatura.

Michio Kaku é um dos que defendem a teoria sobre a existência de Universos Paralelos.

De acordo com alguns físicos é possível que vários universos coexistam em um mesmo espaço. E o número de universos existentes seria infinito. Se isso for verdade é provável que todas as combinações e possibilidades de universos existam. E neste caso, então, há várias versões de você mesmo, existindo em um número inimaginável de mundos.

Cada ser humano que existe, existiu ou existirá na Terra, teria várias versões de si mesmo em outros mundos. Em um mundo você poderia ter uma profissão totalmente diferente da que tem hoje, em outro mundo você poderia ser presidente, em outro você poderia ser um bandido. E em outros universos poderia até nem ter nascido.

Universos Paralelos - Vários de você
Universos Paralelos – Vários de você

Todos estes universos existem e estão ocupando o mesmo lugar. Mas se for mesmo assim porque não vemos estes outros universos? Porque segundo Michio Kaku, cada universo vibra em uma frequência. E você só poderá ver e sentir o que está na mesma frequência que você.

Mas o que universos paralelos tem a ver com Deja vu?

Se universos paralelos realmente existem e cada um possui uma frequência, pode ser então que em um determinado momento a frequência de um universo fique próxima a de outro. E quando isso ocorre pode ser que a frequência do seu cérebro por alguns milionésimos de segundos entre na frequência do outro você de outro universo. E neste momento, frações de memórias podem ser compartilhadas por ambos. E segundo Michio Kaku, isso causará a sensação de Deja vu.

Deja vu e os Universos Paralelos
Deja vu e os Universos Paralelos

CONCLUSÃO

A teoria sobre mundos paralelos é muito controversa e é repudiada por vários cientistas. Se a teoria dos universos paralelos é difícil de aceitar, a relação do Deja vu com estes universos é mais controversa ainda. Particularmente, na minha opinião, acho que o Deja vu seja mesmo um defeito na memória ou quem sabe…,

um resquício de pensamento de outra vida.