Energia Infinita – Estamos a caminho

Energia infinita

Imagine você ter uma usina nuclear contida em um pequeno frasco.

Através deste pequeno frasco você poder gerar energia suficiente para abastecer uma cidade inteira! E o melhor para sempre!

Se isso já não fosse incrível, acrescente o fato de ser uma energia limpa, ou seja sem despejar resíduos poluentes em nosso planeta.

Isso ainda é ficção, mas se depender de pesquisas realizadas em um Stellerator na Alemanha, estamos caminhando para essa tecnologia em um futuro não tão distante.

A idéia é criar energia através de Fusão Nuclear, usando como matéria prima fontes de energia limpa, como por exemplo, água salgada.

Funciona assim: Ao contrário de um reator de fissão tradicional, que divide átomos de elementos pesados ​​para gerar energia, um reator de fusão funciona através da fusão de núcleos de átomos leves em átomos mais pesados. Basicamente a mesma reação que acontece no nosso Sol. O processo libera enormes quantidades de energia e não produz resíduos radioativos. O “combustível” utilizado em um reator de fusão é hidrogênio simples, que pode ser extraído a partir da água.

Os testes estão sendo realizados no Wendelstein 7-X, O maior e mais sofisticado Stellarator do mundo. Ele é operado atualmente pela Instituto Max Planck de Física de Plasma na Alemanha. Mas o desenvolvimento tem sido um esforço contínuo internacional envolvendo várias nações.

A ideia de gerar energia da mesma forma que as estrelas. Essa não é uma ideia nova. Isso já é estudado a 60 anos, e somente agora testes promissores foram realizados com sucesso.

Quando a humanidade dominar esta tecnologia, teremos dado um grande salto para resolver o problema de abastecimento elétrico de nossas cidades sem comprometer a natureza, além disso esta fonte de energia também impulsionará outras áreas, como por exemplo, energia infinita para naves espaciais de longo alcance.