Enviamos um sinal para outro mundo!

METI envia sinal para outro mundo

Astrônomos do METI (Messaging Extraterrestrial Intelligence), uma ramificação do instituto SETI, tomaram a iniciativa e enviaram em outubro deste ano uma mensagem de rádio em direção a um exoplaneta com potencial de vida.

O sistema solar é o da estrela GJ 273 que fica a apenas 12 anos-luz de distância, o que para padrões do universo é bem perto. Neste sistema foi descoberto recentemente dois exoplanetas. Um deles, nomeado como GJ 273b é uma super terra, tem 2.9 vezes a massa do nosso planeta, está na “zona habitável” e pode ter água líquida e quem sabe, até vida.

Caso exista uma civilização neste planeta com a capacidade de interpretar o sinal e nos enviar uma resposta, poderemos receber uma mensagem em 25 anos.

Não é a primeira vez que uma mensagem humana é enviada para o espaço, em 1974 foi feita uma transmissão de rádio em direção a um grupo de estrelas distantes, a mensagem continha informações sobre o nosso sistema solar, o DNA, um desenho representando o ser humano e outras informações básicas sobre a Terra.

A nova mensagem, transmitida neste ano por via de uma antena na Noruega é mais simples. Começa com informações sobre aritmética, geometria e trigonometria, inclui uma descrição das ondas de rádio, um tutorial sobre a medição de horas e dias e algumas músicas.

METI envia sinal por via de uma antena na Noruega

Nem todo mundo está confortável com o envio da mensagem. Embora a ideia de enviar mensagens para os aliens seja empolgante, muitos pesquisadores vêem um grande risco ao enviar uma mensagem sem saber quem está do outro lado.

O físico Stephen Hawking é um dos cientistas que alertam sobre o perigo na tentativa de comunicação com outras civilizações. Ele crê que tal civilização quase certamente será muito mais antiga e com tecnologia superior a nossa, de forma que, assim como colonizadores europeus conquistaram outros continentes, alienígenas podem nos enxergar como inferiores e passíveis de escravização ou destruição.

Uma outra questão que ainda precisa também ser resolvida é que não existe ainda, um acordo sobre quem deveria falar pela humanidade. E quais protocolos a serem tomados. De qualquer forma 98% cientistas acham imprudente uma equipe de pesquisadores enviar sinais intencionais ao espaço.

Fontes:

https://www.sonarcalling.com/

https://www.newscientist.com/article/2153461-we-just-sent-a-message-to-try-to-talk-to-aliens-on-another-world/amp/