Como será a viagem a Marte

COMO SERÁ A VIAGEM A MARTE

Sem dúvida um dos vídeos mais surpreendentes sobre exploração espacial de todos os tempos. Você com certeza irá se emocionar com este incrível Especial sobre a fundação holandesa que pretende levar o homem a Marte.

Neste documentário além das fases da missão você verá que além de toda a tecnologia, o fator mais importante é o lado humano. Afinal estamos falando de pessoas que serão enviadas para um outro planeta, 4 vidas que estarão em uma viagem a um ambiente desconhecido e completamente hostil.

O video segue normal nos primeiros 9 minutos mostrando didaticamente as etapas da missão. Passado esta apresentação, se prepare para se segurar na cadeira, porque daí em diante, você com certeza irá experimentar um pouco do que sem dúvida será a maior aventura humana de todos os tempos. A viagem a Marte!





Você já deve ter visto ou lido em algum lugar sobre a Mars One, fundação holandesa sem fins lucrativos que pretente levar o Homem a Marte.

Diante de um projeto deste porte a Mars One é alvo de várias suspeitas, inclusive o fato de alguns especialistas apontarem que tudo não passa de uma farsa. Se até mesmo entidades como a Nasa e a europeia ESA admitem que ainda não há uma forma de levar o homem ao planeta vermelho pelo menos antes do ano 2050, como é então que uma instituição sem fins lucrativos e sem ajuda do governo conseguirá fazer isso com pouco dinheiro e em muito menos tempo? Segundo as previsões da Mars One os primeiros colonos vão pisar em solo marciano em 2027.

Mars One

Sim a Mars One tem um elaborado plano para executar esta que será até então a maior aventura humana de toda a história. Vamos apresentar neste post e no primeiro vídeo Especial do Canal Curioso News, qual será a estratégia da Mars One para iniciar uma colonização humana fora da terra, veja como será a viagem a Marte.

O plano

A primeira coisa a fazer é a captação de dinheiro. Serão necessários 6 bilhões de dólares para segundo a Mars One levar o homem a Marte.

Uma das formas de arrecadação encontradas pela entidade é a exploração do projeto como uma aventura televisiva. Juntamente com um canal de televisão a Mars One pretende criar um reality show no estilo Big Brother exibido em todo o planeta. E será o público quem irá escolher as pessoas que irão de fato explorar Marte.

As inscrições de candidatura ocorreram em 2013. Na época aproximadamente 200.000 pessoas se candidataram. Após algumas etapas de entrevista e avaliações, restam agora, 100 candidatos, entre eles uma brasileira.

Porém até o momento a Mars One ainda não divulgou se fechou acordo com algum canal de televisão para a exploração do projeto.

Outras formas de arrecadação de dinheiro são através de patrocínio e doações. Até o momento a entidade já arrecadou mais de 900 mil dólares (valor aproximado em setembro de 2016).

Fase Inicial

Em breve, os candidatos selecionados irão enfim iniciar o treinamento que deve se estender até o ano de 2026. Em paralelo estão ocorrendo pesquisas tanto na área biológica envolvendo cultivo de plantas como também o estudo de novas tecnologias necessárias para o transporte e sobrevivência dos humanos.

Nesta fase inicial também serão criados toda a base de hardware necessária para a exploração do planeta. Esta fase inicial deve durar 5 anos finalizando no ano de 2020.

2020

Robô Mars One em Marte

Em 2020 serão realizados duas missões: A primeira delas será o envio de um robô ao solo marciano. Este robô terá por finalidade testar os painéis solares, a captação de oxigênio e outros experimentos. Esta missão também irá colocar a prova todo o conceito técnico da missão. Se esta missão for bem sucedida significa que os engenheiros estão no caminho certo, em contrapartida, se muitas falhas ocorrerem, todo o projeto terá que ser revisto e no pior dos casos adiado.

Setelite Mars One
A outra missão de 2020 é o envio de um satélite que será posto na órbita de Marte. Este satélite será responsável pela comunicação entre Marte e a base de gerenciamento aqui na Terra.

2022

Rover Mars One

Em 2022 será enviado a Marte o primeiro "Rover". O Rover é um veículo robô de exploração e transporte. Uma vez que o rover estiver em solo marciano, irá selecionar o melhor lugar para estabelecer a colônia. Quando a região for selecionada, o rover irá preparar a superfície do local até a chegada dos equipamentos.

Setelite Mars One, Triangulação do sinal
Ainda em 2022 será lançado um segundo satélite de comunicação, mas ao contrário do primeiro, este novo satélite não irá para Marte, ao invés disso, será colocado em orbita do Sol. O objetivo é criar uma triangulação do sinal e garantir a comunicação entre os dois planetas mesmo quando o Sol estiver entre eles.

2024

Caso as missões anteriores tenham sido bem sucedidas, até este ponto teremos:

  • Um rover no solo marciano;
  • Um satélite na órbita do planeta;
  • Um satélite triangulando o sinal de comunicação através da órbita do Sol;
Se tudo isso deu certo, significa que o conceito da missão está correto e a Mars One poderá dar saltos maiores. Será então no ano de 2024 que ocorrerão 6 missões simultâneas:
  • Primeira missão de 2024: Envio de mais um veículo robô. Um projeto deste porte não poderá contar com apenas um veículo. Serão necessários minimamente dois para garantir o desempenho da exploração, se um falhar o outro estará em operação.
  • Envio de duas unidades de suporte a vida. As unidades de suporte a vida são módulos responsáveis para geração de energia, ar e água potável. Cada uma será enviada por uma nave diferente.
  • Envio de duas unidades habitacionais. A unidade habitacional é o local onde os colonos irão viver. Assim como os módulos anteriores serão enviadas duas para o caso de havendo falha em uma delas, a outra estará disponível.
  • E por último, uma missão de envio de uma unidade de alimentação. As unidades de alimentação possuem suprimentos para quatro habitantes que deve durar alguns anos enquanto não seja possível o cultivo de alimentos no próprio planeta.

Mars One - Missões em 2024 O objetivo é pousar todos os módulos o mais próximo possível do local do habitat, a região que foi anteriormente preparada pelos rovers. Para o sucesso da exploração será necessário que as aterrissagens ocorram em no máximo 10 quilômetros de distância do local de habitação.

 


2025

No ano de 2025 provavelmente já saberemos quem serão os 2 homens e as duas mulheres que irão explorar Marte. Também será nesta fase que os treinamentos serão mais intensivos e decisivos. Também é provável que uma nova inscrição para voluntários do segundo grupo tenha sido realizada. Ou seja se você por algum motivo está com vontade de ir morar no planeta vermelho, haverão novas seleções de candidatos para as missões subsequentes.

Enquanto isso em Marte, os rovers estarão trabalhando a todo vapor.

Cada vez que um módulo pousar, o veículo de transporte deverá encontrá-lo e trazê-lo até o local de habitação. Uma vez que os módulos são posicionados, os painéis solares serão instalados e o as unidades de suporte a vida serão iniciadas. O local de habitação deverá estar pronto e funcionando em 2026.

2026 - A VIAGEM

Se todas as etapas anteriores foram executadas com sucesso, as missão terá sinal verde para trabalhar com humanos.

O primeiro passo será lançar e colocar na órbita aqui da Terra os primeiros componentes da nave de navegação.

Dois foguetes serão encarregados destas tarefas. O primeiro deve levar a maior parte dos primeiros componentes. Em seguida um segundo foguete, desta vez tripulado com uma equipe de astronautas experientes, levará mais componentes em orbita da Terra.

Esta equipe de astronautas terá a tarefa de montar a nave de viagem. Devido o tamanho da nave, será muito difícil e custoso colocá-la no espaço a partir da Terra. A solução então, será enviar os componentes em separado e fazer a montagem final no espaço.

Após um mês de montagem, dois propulsores serão enviados, e uma vez em órbita, serão acoplados a nave de transporte. Todo este processo deve durar de 2 a 4 meses.

Quando tudo estiver pronto finalmente os dois casais de exploradores selecionados pelo público, irão desfrutar da sua última semana no planeta Terra. Neste período darão adeus a todos os familiares, amigos e conhecidos. E por que não dizer também, dar adeus a toda nação da Terra, afinal praticamente todo o planeta estará acompanhando as etapas através da TV e Internet. Com certeza será um momento de muita emoção e ao mesmo tempo de medo, curiosidade e ansiedade.

MarsOne - Foguete
Finalmente, depois de 10 anos de treinamento e preparação, os quatro voluntários entrarão no foguete, dando definitivamente adeus ao nosso planeta.

Seis bilhões de dólares e 4 vidas em jogo. Toda a humanidade irá parar assistir ao vivo, este que será o lançamento de foguete mais aguardado da história. Tudo que a Mars One planejou será colocado a prova neste momento.

Após o lançamento do foguete, estarão caminho da nave em órbita que os levará ao longo caminho ao planeta Marte.

Chegando a plataforma de montagem, a equipe de exploradores troca de lugar com os astronautas. Um ou dois dias depois, os astronautas que fizeram a montagem da nave retornam a Terra através de uma sonda.

A equipe de exploradores enfim estará a partir daí, sozinhos na nave. Farão as ultimas verificações do sistema. E assim que houver autorização da base de comando da Terra, os propulsores serão ligados e a nave estará então a caminho do Planeta Marte.

A viagem deve durar de 6 meses a 1 ano.

É importante lembrar que após alguns meses de viagem, os tripulantes chegarão a um ponto sem retorno, ou seja, não conseguirão voltar mais para a Terra devido a distância e a quantidade de combustível.

Exatamente um mês depois do início da viagem ao planeta vermelho, dá-se início a novas missões de envio de novos equipamentos:

  • Envio de um novo rover;
  • Envio de mais duas unidades de vida;
  • 2 unidades de habitação e
  • Uma unidades de alimentação.
Todos destinados a segunda equipe de exploração, Essa segunda equipe também de 4 exploradores deve deixar a Terra em 2028.

2027 - A CONQUISTA DE MARTE

É chegado o momento de maior espera da humanidade. O momento em que os 4 exploradores chegarão ao planeta. A aterrissagem está prevista para 2027.

Ao estacionar na órbita de Marte a tripulação entrará no módulo de aterrissagem e iniciará os procedimentos de pouso.

A sonda de aterrissagem é exatamente do mesmo tipo utilizado nos envios dos rovers e unidades de vida. Ou seja será um processo de pouso comprovado em 8 missões anteriores. Assim como os módulos, a tripulação deve pousar em no máximo 10 quilômetros do local de habitação.

Mars One - Pouso em Marte
O Pouso será sem dúvida a etapa mais difícil e mais arriscada da missão. E mais uma vez estaremos acompanhando todos os acontecimentos através da TV e Internet. Diferente do retorno de astronautas aqui na Terra, eles não terão o mar para pousar. E também não terão equipes de resgastes, eles estarão completamente sozinhos. E se tudo isso não bastasse, eles terão que pousar em no máximo 10 quilômetros de distância do local de habitação. Se caírem fora deste perímetro, não será possível o resgate pelos rovers e eles não terão como chegar na colônia.

Assim que pousarem em Marte ao contrário do que todos pensam não será feita uma primeira pegada em solo. Os exploradores deverão permanecer dentro da sonda e aguardar a chegada do rover que virá para buscá-los. O transporte robô levará a sonda com a tripulação ainda dentro até as unidades de habitação.

Quando chegarem ao local de colonização entrarão na unidade de habitação através de uma câmara de vácuo montada anteriormente. Alí vão permanecer durante alguns dias até se recuperarem da viagem e se adaptarem a gravidade local.

E finalmente o homem (ou uma mulher), irá pisar pela primeira vez na terra de Marte. E neste momento começará a exploração humana em solo.

Mars One - Colônia
Como primeira tarefa os colonos deverão terminar de instalar os equipamentos que chegaram anteriormente nas missões anteriores.

Um mês depois um novo rover e mais 5 unidades devem começar a chegar. E pela primeira vez o transporte e instalação serão feitos com mãos humanas no ambiente marciano.

2029

Em 2029 deve chegar o segundo grupo de exploração. Daí em diante serão 8 humanos vivendo e desbravando o planeta. Também em 2029 chegará a carga para o terceiro grupo e assim sucessivamente.

A cada ano, com a melhoria de tecnologia e o know-how adquirido das missões anteriores, será mais fácil o envio de equipamentos e exploração. E em duas décadas acredita-se que a colonia será auto-suficiente utilizando os recursos do próprio planeta.

O que a comunidade científica diz?

Há muita desconfiança por parte da comunidade científica sobre este projeto. Há estudos que dizem que se os humanos pousarem em Marte da forma proposta pela Mars One, os exploradores devem morrer em 68 dias. Já a Nasa não acredita que ela mesma consiga explorar Marte antes de 2050. Esta também é a opinião da agência especial europeia a ESA. Algumas pessoas também apontam que o projeto da Mars One seja tudo uma farsa, tendo como objetivo apenas um grande e lucrativo programa televisivo e apenas isso.

Realmente sabemos que com a tecnologia existente e altos custos de pesquisas uma missão deste tipo é realmente difícil. Mas como humanos e com o instinto de exploração que herdamos de nossos ancestrais, torcemos para que este projeto dê certo, e finalmente a exploração humana em outros planetas tenha seu início.

 

 

 

 

 

 

MarsOne Satelite
MarsOne Satelite
MarsOne Unidades de vida e alimentação