Kepler descobre exoplaneta com possibilidade de ter água líquida

Concepção artística de K2-288Bb - Créditos By NASA's Goddard Space Flight Center/Francis Reddy

Cientistas da Universidade de Chicado, Estados Unidos, divulgaram a descoberta de um exoplaneta com quase duas vezes o tamanho da Terra e com possibilidade de ter água liquida.

O exoplaneta denominado K2-288Bb está localizado na constelação de Touro a 226 anos-luz da Terra.

Se pudéssemos ver K2-288Bb, seu tamanho seria equivalente à metade do planeta Netuno.

O exoplaneta orbita um par de estrelas anãs vermelhas.

Mesmo somando as massas das duas estrelas, ainda sim possuem menos massa que o nosso Sol. Cerca de 80% na somatória.

K2-288Bb orbita a estrela menor e está a uma distância relativamente próxima à 0,16 UA, unidades astronômicas (Uma unidade astronômica, equivale a distância média entre a Terra e o Sol). Em comparação, Mercúrio que é o planeta mais próximo do Sol está a 0,38 UA.

A sorte é que sua estrela é pequena e fraca. Isso faz com que, a esta distância o planeta se encontre na zona habitável. O lugar onde não é nem tão quente e nem tão frio.

É por este motivo que se acredita que o planeta possa conter água liquida.

Embora esteja próximo à sua estrela, sua translação é bem lenta. O exoplaneta leva 86 anos para dar uma volta completa em torno de sua estrela.

Uma característica interessante é que o tamanho de K2-288Bb é incomum. Tornando difícil distinguir se trata de um planeta rochoso ou gasoso. Se for rochoso será uma super terra, porém se for gasoso será um mini-netuno.

Este é mais um planeta para a conta da missão Kepler!

Os dados obtidos pelo telescópio durante os anos 2009 a 2018 já confirmaram mais de 2600 planetas. E segundo a NASA existem pelo menos mais 2400 candidatos ainda a serem confirmados.