LUA EM 2017 – MOON EXPRESS Primeira empresa a explorar a Lua

De volta a Lua em 2017
De volta a Lua em 2017

Vai começar a exploração privada na Lua. E sabe Quando? No ano que Vem!

Sim em 2017! Uma empresa americana, vai pousar um robô na Lua.

Moon Express
Moon Express

A exploração comercial teve início. A “Moon Express“, uma empresa americana criada em 2010 é a primeira organização fora do governo a ser aprovada para explorar a Lua.

A noticia saiu no início de agosto e pegou praticamente todo mundo de supressa. Mas não vá pensando que o processo de aprovação foi fácil. A Moon Express teve que adquirir junto ao congresso Americano a Autorização para mineração no Espaço. Foi analisada e avaliada por várias agencias governamentais e não governamentais, entre elas:
Departamento do Estado Americano, Agencia Nacional de Segurança, e claro, a NASA! Os caras foram avaliados e aprovados pela NASA e por fim saiu a última aprovação, a da “Administração Federal de Avião – FAA”

Mas quem é a Moon Express? A Moon express foi fundada em 2010, pelos milionário Naveen Jain e mais dois fundadores Bob Richards e Barney Pell. O principal objetivo da empresa, é claro, é o lucro, e pretende ganhar isso explorando recursos raros que podem ser trazidos da Lua. Se a empresa conseguir concluir sua primeira missão já ganhará de cara no ano que vem, uma bolada de 20 milhões de dólares de adivinha quem, do Google! É claro que este dinheiro não cobre as despesas da missão, mas a exploração lunar pode trazer grandes lucros a longo prazo.

A MISSÃO

A missão da Moon Express é a seguinte: Pousar um módulo robô em solo lunar.

A exploração da Lua em 2017
A exploração da Lua em 2017

O módulo lunar se chama MTV-1X E foi testado em 2014 junto a NASA no Centro Espacial Kennedy. Seu tamanho é de aproximadamente o de uma mesa de centro, e lembra um pneu, ou para os desavisados um disco voador. Para que este robô chegue lá será utilizado o foguete Electron de uma outra empresa privada a Rocket Labs.

A missão será em 2017 no ano que vem.

A nova era espacial começou! O espaço não está mais restrito a governos. Empresas Privadas (e quem sabe pessoas comuns), também terão a chance de explorar o espaço.