LUA EUROPA PODE TER VIDA

Lua Europa pode ter vida
Lua Europa pode ter vida

Uma das luas de Jupiter, Europa é sem dúvida nenhuma um dos lugares mais promissores para haver vida.

A NASA em um comunicado a imprensa, divulgou em 26 de setembro uma incrível descoberta na Lua Europa que pode dar pistas se realmente existe vida no planeta.

Mas vamos pelo começo.

A lua Europa é uma da Luas de Jupiter e é conhecida por ser coberta por uma grossa camada de gelo. Uma das grandes características de Europa é te seu gelo todo riscado com linhas em várias direções. Europa tem mais ou menos o mesmo tamanho que a nossa lua.

Lua Europa pode abrigar vida
Lua Europa pode abrigar vida

Recentemente surgiu um estudo que propõe que a Lua Europa possui em baixo de sua crosta de gelo um oceano de água em estado liquido. E que a composição química da água deste oceano é bem parecida com o nosso oceano daqui da Terra.

Se você não viu esta teoria ou não está sabendo, leia nossa matéria VIDA Possível na Lua Europa de Jupiter! E VAMOS PARA LÁ! .

A existência do oceano de Europa é apenas uma teoria.

Ou quem sabe… era.

Após observações com utilização do telescópio Hubble. A NASA detectou algo que pode ser uma camada de spray de água muito fina na atmosfera de Europa, Esses sprays podem ser causados por jatos de vapor de água em erupção saindo da superfície.

Segundo a NASA esses vapores são lançados a quase 200 kilometros de altura, que depois caem novamente se misturando ao gelo da superfície.

Se realmente comprovados, os sprays de água em erupção, não só será a prova de que há água em Europa, como também que está água está em estado liquido. E não é só isso, a novidade vai mudar completamente a forma de estudar a Lua e causará um replanejamento de futuras missões até lá.

Até o momento, imaginava-se que a única maneira de chegar a água do oceano seria uma nave pousando em Europa, e um submarino robô teria que perfurar a grossa camada de gelo descendo até alcançar o oceano. Algo muito caro e difícil de fazer.

Mas com a água na superfície fica muito mais fácil. Uma sonda poderá fazer futuramente a análise com amostras de água obtidas diretamente na superficie ou até em orbita de Europa. Algo muito mais barato e viável do que enviar um submarino robô. Ou seja, será possível estudar o oceado de Europa sem ter que perfurar milhas de gelo.

Por que a Lua Europa é considerada um dos lugares mais prováveis de haver vida fora de Terra?

Camada de Oceano e Camada de Gelo da Lua Europa
Camada de Oceano e Camada de Gelo da Lua Europa

Porque de acordo com teorias, a Lua é na verdade um bola forrada por uma camada de 90km de água forrando toda lua. Se aqui na Terra acredita-se que a vida começou no mar. A lua Europa pode ser então um verdadeiro habitat para vida marinha. Já que a acredita-se que a composição química da água é provavelmente parecida com a nossa. E além do mais, há muita água, muita água mesmo. Calcula-se que Europa tenha o dobro de água que temos em todos os oceanos da Terra. Porém o que torna difícil chegar ao oceano de Europa é que este é coberto por uma camada de 30km de gelo.

Próximas missões

Vamos aguardar agora a confirmação das erupções de água e também a divulgação de como serão as próximas missões de envio de sondas para Europa.

Só relembrando, NASA, ESA, Japão e Russia tem projetos de envio de sondas para lá. Com certeza, Europa tem muitos mistérios e maravilhas, que vão nos surpreender, assim como nos surprende a possibilidade de haver erupções e chuva de água por lá.