Militares Chilenos Gravam UFO! HÁ EXPLICAÇÃO?

Militares chilenos gravam ufo

No dia, 11 de novembro de 2014, um helicóptero da Marinha Chilena estava patrulhando uma região da costa próximo a capital Santigo. Havia dois tripulantes, o piloto e um técnico da Marinha que estava testando uma câmera de infra-vermelho. Os dois tribulantes, altamente qualificados e com anos de experiência em missões aéreas.

O helicóptero voava a aproximadamente 4.500 pés de altura. E a visibilidade era boa.

Por volta das as 13h52 minutos enquanto o técnico captava imagens do terreno, os tripulantes observaram um objeto branco ao longe a cerca de aproximadamente entre 55 e 65 km de distância do ponto onde estavam. O objeto aparentemente voava em uma velocidade próxima a do helicóptero.

O Técnico apontou a câmera e começou a dar um zoom na imagem.

Nesse momento o piloto entrou em contato com duas estações de radares, uma perto da Costa e outra em Santiago. Ocorre que naquela região o espaço aéreo é controlado e não havia autorização para nenhuma nave civil sobrevoar aquela região naquele momento.

Porém nenhum dos radares captaram o estranho objeto.

O piloto tentou então se comunicar diretamente, mas não houve resposta.

O suposto OVNI foi gravado por 9 minutos e doze segundos.

Segundo os tripulantes, o objeto teria formato plano e alongado, com dois focos térmicos como turbinas. Se fosse comparar seria algo semelhante a um alteres.

Mas o mais estranho acontece próximo ao fim da gravação. O Ovni liberou algo no ar. Formando uma imensa cauda.

Esse descarte ocorreu em dois momentos e depois disso a nave desapareceu entre as nuvens.

As imagens foram enviadas para a Agência Chilena que investiga assuntos de avistamentos de OVNIS, a Agencia CEFAA.

Foram 2 anos de investigação. E nesses dois anos, não foi encontrado uma explicação.

Além da  CEFAA, as imagens foram analisadas pela agência francesa a GEIPAN, e tambem por outros diversos especialistas no Chile.

 

Uma possível explicação

Segundo a Agencia Francesa, a conclusão é que trata-se de um avião de médio alcance, que estava realizando os procedimentos de pouso em direção ao Aeroporto de Santigo. E aquela cauda vista em dois momentos da filmagem, foi resultado de um descarte de água de reserva da cabine.

Porém os chilenos concluíram que essa não poderia ter sido a explicação. Primeiro que, sendo um avião, ele teria sido visto pelos radares e também seria necessário uma permissão de pouso em Santiago ou outro aeroporto próximo. Quanto a água que foi expelida, há no Chile, uma norma de que qualquer aeronave que for ejetar qualquer tipo de material, deve solicitar uma permissão as autoridades antes de fazê-lo. E não havia nada do tipo solicitado naquele momento.

Daí em diante, durante esses dois anos, várias hipóteses foram cogitadas mas todas rebatidas.

Hipóteses como Balões meteorológicos, aviões, drones, lixo espacial em queda, asteróides, entre outros.

E para deixar o caso mais misterioso, segundo a CEFAA, seja o que foi emitido pelo OVNI, estava quente. Pois nas imagens em infra-vermelho, tinha a tonalidade escura próxima a da nave.

A cauda formada podia ser vista também a olho nu, sem infra-vermelho, porém se visto por qualquer pessoa em solo, poderia ser confundido com as núvens, já que o rasto era branco.

Como não houve explicação, A conclusão que a CEFAA chegou é que trata-se de um FANI (Fenômeno Aéro Não identificado), é o mesmo que chamarmos de OVNI, objeto voador não identificado.

Porém aqui vale uma explicação. Dizer que trata-se de um OVNI ou FANI, não quer dizer que seja extra-terrestre. Significa apenas que é algo que não foi explicado. E no final pode ser qualquer coisa. Uma aeronave, um evento natural, raios, balões, etc. Dizer que algo é extra-terrestre, é apenas a ultima opção.

Mas será que existe uma explicação? Parece que sim, O site metabunk.org, um site expecializado em desvendar cientificamente casos misteriosos. Pode ter encontrado a explicação. É muito provável que seja sim um avião de médio alcance, como sugerido pelos franceses, porém ao ao invéz de estar pousando, o avião poderia estar nos estantes iniciais de um vôo.

De acordo com registros exatamente às 14:01 do dia 4, um avião Airbus modelo A320, estava subindo a 20.000 pés exatamente na posição que seria o visual dos pilotos.

E lembra que foi falado que a forma do objeto se parecia com um alteres, pois bem, este formato pode ser resultado da temperatura das turbinas. Em um experimento realizado pelo metabunk, pode-se ver o efeito em infra-vermelho de duas velas colocadas lado a lado e vistas a uma certa distância (expemimento mostrado no vídeo).

E e distância entre os dois pontos aquecidos como sujerido no relatório dos franceses, corresponde a distancia das turbinas de um avião deste porte.

Mas e cauda formada por algo que foi expelido pela nave?

A explicação, pode ser algo bem simples: Um Rasto de Condensação. Você já pode ter visto isso no céu várias vezes e pensado ser uma fumaça expelida por um avião.

Funciona assim: Imagine o ar e a umidade a grandes altitudes. Provavelmente vão estar a uma temperatura muito baixa. Quando o avião passa, este ar úmido entra pela turmbina do avião. A turbina do avião está extremamente quente aproximadamente a uns 300 graus. O choque de temperatura entre o ar x umidade x turbina, condensa a água passando do estado líquido para o gasoso, daí o Rasto de condensação.

Mas aí alguém pode dizer. Como explica então, o fato de que, o foi ejetado pela nave poderia estar muito quente, provavelmente próximo a temperatura da nave, já que no infra vermelho o rasto aparece bem escuro.

Talvez, aí pode ser uma calibragem da câmera, talvez a fumaça não esteja tão quente assim. A prova disso é que se você olhar para algumas núvens, verá que há núvens tão escuras quanto a pluma formada pelo avião.

Será essa é realmente a melhor explicação? Provavelmete sim. Mas e você, o que você acha? Será que nesses 2 anos de análise, será que os Chilenos não cogitaram esta possibilidade? Ou será uma outra explicação? O mistério continua.

O vídeo completo:
https://www.youtube.com/watch?v=NkUTGpegZN0

A explicação do Metabunk
https://www.metabunk.org/explained-chilean-navy-ufo-video-aerodynamic-contrails-flights-ib6830-and-la330.t8306/