
Hoje vamos falar sobre o Asteroide Bennu que segundo a Nasa tem chances de colidir com a Terra no próximo século!
A Nasa está preparando uma missão para explorar um asteróide chamado Bennu.
Este asteroide foi descoberto em 1999. Tem aproximadamente meio quilômetro de diâmetro e orbita o Sol a uma velocidade de 100 mil quilômetros por hora.
Sua órbita coincide com a órbita da Terra a cada 6 anos, Isso significa que em algum momento no futuro ele poderá atingir a nosso planeta.
Segundo alguns estudos sua aproximação em 2.135 pode causar um desvio em sua orbita, colocando-o em rota de colisão para o período entre os anos 2.175 a 2.196.
Porém pelo menos por enquanto não há razão para Pânico. Há apenas uma chance em 2.700 para que esta imensa pedra bata em nosso planeta. Mas de fato este é a maior probabilidade de impacto já registrada.
A MISSÃO
A Nasa enviou uma nave Chamada Osiris-Rex para coletar amostras do asteroide no dia 8 de setembro deste ano.
Além de tentar entender melhor a sua orbita, há também um outro grande objetivo. Coletar amostras da rocha do asteroide e traze-las para a Terra. Parece mirabolante não, mas é justamente isso que é a missão Osiris-Rex. As amostras coletadas do asteroide podem ajudar a entendermos melhor a nossa origem aqui na Terra.

Isso porque como a sua orbita se ajusta a da Terra a cada 6 anos, Bennu pode revelar um pouco do nosso passado.
Segundo Dante Lauretta, Professor de Ciência Planetária na Universidade do Arizona em entrevista a BBC “Acreditamos que Bennu é uma cápsula do tempo, desde os primórdios de nosso sistema solar”.
Como a Nasa diz, não há motivo para pânico, e mesmo assim acredito que em 100 anos tenhamos tecnologia para lidar com um asteroide deste tamanho desviando sua rota.
Pelo menos por enquanto estamos seguros.