Nasa estuda criar um gigantesco escudo magnético para restaurar a atmosfera de Marte

Campo magnético pode proteger a atmosfera de Marte

A NASA estuda uma idéia incrivelmente mirabolante, criar um campo magnético gigantesco e colocá-lo em orbita entre Marte e o Sol. O objetivo é proteger o planeta vermelho dos ventos solares.

Aqui na Terra, nossa atmosfera está protegida por causa da magnetosfera que bloqueia os ventos solares.

Acredita-se que a 4 bilhões de anos atrás, Marte também tinha um campo magnético que protegia sua atmosfera. Naquela época o planeta era coberto por uma atmosfera densa cheia de gás, sua superfície era aquecida e havia água líquida.

Porém este campo magnético se colapsou e Marte perdeu sua atmosfera e a água evaporou.

Em simulações por computador os cientistas descobriram que o simples fato de Marte possuir um campo magnético protetor, fará com que a temperatura do planeta suba alguns graus, o suficiente para derreter região polar.

O derretimento liberaria dióxido de carbono.

E aí a natureza começaria a trabalhar a favor de Marte. O dióxido de carbono ajudaria o planeta a reter calor causando um efeito estufa. A água presente no planeta também derreteria e voltaria a ter água líquida em Marte. Com o tempo a pressão atmosférica também aumentaria. Segundo os pesquisadores, em apenas algumas gerações humanas, Marte alcançaria metade da pressão atmosférica da Terra.

O surgimento de uma atmosfera mais densa e a presença de água líquida seria um grande salto para a colonização de Marte.

A idéia do escudo protetor, pelo menos nas simulações, parece funcionar. Agora o maior desafio é de fato, descobrir como criar um escudo magnético de tamanho suficiente para proteger um planeta como Marte.

Os cientistas reconhecem que a princípio esta ideia pode parecer mirabolante. Mas já existem estudos em andamento de pequenos escudos magnéticos com a finalidade de proteger espaçonaves e astronautas da radiação espacial. Se esta ideia funcionar, criar um escudo em escalas gigantescas será uma questão de tempo.