Neurocirurgião afirma ter feito o primeiro transplante de cabeça

Sergio Canavero - Transplante de cabeça

O Neurocirurgião italiano Sergio Canavero afirma ter feito o primeiro transplante de cabeça.

Em uma conferência realizada nesta última sexta-feira, dia 18 de novembro de 2017, em Viena, o cirurgião revelou que executou com êxito um transplante de cabeça humana entre dois cadáveres. Porém embora ele tenha divulgado sobre a cirurgia, não apresentou provas e nem detalhes sobre o procedimento.

Conferência – Sergio Canavero em coletiva de imprensa

Canavero e sua equipe retiraram a cabeça de um cadáver e anexaram ao corpo de outro cadáver, fundindo a coluna vertebral, nervos e vasos sanguíneos. Depois do procedimento  estimulou os nervos do cadáver para ver se “funcionavam”.

Embora o cirurgião se auto intitula como o primeiro a fazer um transplante de cabeça humana bem sucedido, de acordo com a comunidade científica ainda estamos muito longe disso. Primeiramente porque ele usou cadáveres, e segundo, que, além de ser um procedimento ainda muito prematuro para a tecnologia atual, Canavero não revela e nem divulga detalhes sobre os seus procedimentos, o que gera muita desconfiança entre a comunidade científica.

Sergio Canavero prometeu que desta vez irá publicar os seus experimentos nos próximos dias.

Transplante de cabeça

Ainda na conferência, Canavero revelou seus objetivos futuros: Em breve ele pretende fazer um transplante de cabeça envolvendo um paciente vivo, do qual sua cabeça será anexada a um cadáver doador de corpo.

Porém o objetivo principal do cirurgião é em um dia com o avanço da tecnologia realizar o transplante de “cérebro”.

A ideia é que no futuro pacientes com doenças terminais possam ter os seus cérebros transplantados para um corpo clonado. Sim, isso mesmo! um corpo clonado!

Por hora o transplante de cabeça divulgado por Canavero está gerando muita desconfiança entre os cientistas. Mesmo que os métodos do cirurgião sejam realmente eficientes existe, ainda muita questão filosófica sobre um transplante deste tipo.

Um exemplo disso é que o transplante de cabeça de Canavero foi proibido de ser realizado em vários países.

O único país a permitir os experimentos de Canavero dentro do seu território foi a China.  E provavelmente o futuro transplante envolvendo uma cabeça humana viva deverá ser realizado na China.

 

 

Veja também:

 

Fontes:

https://www.facebook.com/pg/SergioCanaveroMD/videos/
http://www.sciencealert.com/claims-surgeon-completed-first-human-corpse-head-transplant