OSIRIS-REx entra na orbita do Asteroide Bennu

OSIRIS-REx - Orbitando Bennu

A 110 milhões de quilômetros da Terra. A espaçonave OSIRIS-REx conseguiu uma façanha incrível!

Entrou na Orbita do Asteroide Bennu!

A missão OSIRIS-REx é um ambicioso projeto da NASA com o objetivo de coletar amostras do Asteroide Bennu e trazer de volta à Terra. Especula-se que este material permitirá aos cientistas estudar o que aconteceu antes da formação e evolução do sistema solar, e também, o surgimento de compostos orgânicos que levaram à formação de vida em nosso planeta.

O Lançamento da missão foi em setembro de 2016, chegando ao asteroide Bennu em dezembro de 2018.

Durante os 30 dias seguintes, os controladores de voo foram ajustando a rota de forma que pouco a pouco a espaçonave se aproximasse cada vez mais do asteroide.

A manobra definitiva para colocar a OSIRIS-REx em orbita foi executada em 31 de dezembro e agora a espaçonave se encontra na órbita do asteroide. Tornando Bennu o menor objeto a ser orbitado por um artefato humano.

A façanha foi incrível porque embora Bennu seja um asteroide de 490 metros de diâmetro, ainda assim, não possui massa suficiente para criar um campo gravitacional forte.

Em comparação, sua força gravitacional é de apenas 5 milionésimos da que é gerada pelo planeta Terra.

É tão tênue que forças como radiação solar um pouco mais intensas podem lançar OSIRIS-REx para fora da órbita.

Sendo assim os cientistas terão um minucioso trabalho de correção da orbita caso seja necessário durante os próximos meses.

Agora, a espaçonave será mantida em órbita, e nessa fase serão realizadas várias pesquisas bem como mapear e tirar fotos de alta resolução do asteroide.

A previsão é que a OSIRIS-REx toque a superfície de Bennu no ano de 2020. Faça uma coleta de material e traga de volta à Terra no ano de 2023.