Plutão pode voltar a ser Planeta!

Plutão pode voltar a ser Planeta

Um grupo de cientistas, entre eles pesquisadores da NASA envolvidos com a missão da Sonda New Horizon que passou por Plutão em 2015, publicaram um manifesto.

Nesse manifesto eles propõe uma nova definição sobre o que pode ser considerado um planeta.

De acordo com a nova definição:

“Um planeta é um corpo de massa sub-estelar que nunca sofreu fusão nuclear e que tem auto-gravitação suficiente para assumir uma forma esferoidal independentemente de seus parâmetros orbitais”.

Se você não entendeu nada da nova definição basicamente ela diz o seguinte: “Objetos redondos no espaço que são menores do que estrelas são planetas”.

Porém se esta definição for aprovada pela IAU União Astronômica Internacional. Não só Plutão voltará a ser considerado planeta como também uma grande quantidade de outros astros.

Entre eles Ceres, a nossa própria Lua, as luas de Júpiter, Saturno e diversos outros corpos celestes. No total nosso sistema solar passaria ter perto de 100 planetas.

A questão é polêmica e encontrar uma classificação padrão do que é um planeta é uma discussão que ainda deve levar alguns anos.

Eu particularmente ficaria feliz em saber que Plutão voltou a ser planeta, afinal, pelo que a gente vê nas imagens, e tudo que existe em Plutão é muito difícil não chama-lo de planeta.

por: Marcos Plato.