Você vai poder ir a Marte na próxima década

Você vai poder viajar para Marte
Você vai poder viajar para Marte

Quando se fala de exploração do Planeta Vermelho, logo pensamos em exploradores como astronautas, cientistas, militares entre outros. Mas de acordo com o bilionário Elon Musk, isso deve mudar. Ele já está trabalhando em um modelo de exploração que permita que qualquer pessoa que tenha interesse (e dinheiro), possa ir morar em Marte.
Então, cheque sua poupança, pois em 10 anos você poderá ir para Marte.

A SPACE X

SpaceX
SpaceX

A empresa que será responsável pelo transporte de exploradores ao planeta Marte é a SpaceX. E se você está achando que todo esse texto é ficção científica, pois saiba que esta empresa já está trabalhando nisso. Atualmente a divisão da SpaceX responsável pela viagem a Marte trabalha com um orçamento de 20 milhões de dólares. Muito pouco, se comparado, o tamanho do projeto, mas bem mais que a Mars One, que até agora (data de publicação deste post), só atingiu um milhão de dólares.

A SpaceX é uma empresa do Bilionário Elon Musk, que fez sua fortuna ao desenvolver o sistema de pagamento pela Internet o Ebay. Ele também é dono da Tesla, empresa que pretende ser a número um do mundo em automóveis movidos a energia elétrica.

A SpaceX ficou famosa ao projetar foguetes que depois de lançados, conseguem retornar e pousar novamente em solo. Nós já falamos dela aqui, na matéria “Foguete Explode e UFO é visto em Camera Lenta ” no início de setembro.

O projeto da SpaceX foi apresentado no Congresso Astronáutico Internacional, em Guadalajara, no México. Está sendo projetado um foguete com capacidade inicialmente para 100 pessoas. No entanto, durante a apresentação Elon Musk, disse que estão re-avaliando os espaços internos da nave para aumentar a capacidade para 200 pessoas a partir da segunda viagem. Isso reduziria na metade o custo da viagem por pessoa.

O Foguete possui 12 metros de diâmetro. Já a espaçonave onde os passageiros vão viajar possui 17 metros de diâmetro. Em comparação, o foguete Saturno V usados para levar o homem a lua e que foi um dos maiores já criados pelo homem, tinha 10 metros de diâmetro.

A nava da SpaceX é chamada ITS, Sistema de Transporte Interplanetário. A altura total do foguete com a espaçonave é de 122 metros.

Após o lançamento, quando a nave estiver em orbita e desacoplar do foguete, entra em ação um dos grandes trunfos da SpaceX, a tecnologia capaz de fazer o foguete retornar a Terra.

Depois de pousar, vem a segunda etapa da viagem. O mesmo foguete será usado para levar uma segunda nave. Esta segunda nave é na verdade um tanque de combustível que tem a função de abastecer a nave dos passageiros que está em orbita. Fazendo assim o custo da viagem cai consideravelmente. Já que para projetar uma nave que subisse com todos os passageiros, equipamentos e mais o combustível, tornaria o preço da viagem 500% maior.

O TRAJETO

Depois de abastecida, A “nave tanque” retorna a Terra e a nave de passageiros segue então viagem para Marte.

Além do combustível o ITS, fará uso de placas solares, captando energia solar para os instrumentos elétricos da Nave. O ITS poderá levar 100 toneladas de carga entre passageiros, mantimentos e equipamentos. A velocidade é de 100 kilometros por hora. A esta velocidade dependendo da posição dos planetas a viagem pode durar de 2 meses e meio a até 5 meses.

QUANTO CUSTA A VIAGEM PARA MARTE?

Mas afinal, quanto custaria uma passagem para Marte?

Segundo Elon Musk, para que a colonização seja viável, o custo por passageiro deve ser equivalente o preço de uma casa. O valor deve ser entre 100 a 200 mil dólares para os primeiros viajantes. Mas o preço irá cair bastante conforme a tecnologia avança. Então, se você pensa em um dia ir para Marte. Essa ideia começa aos poucos ser algo real. Só precisa começar a economizar dinheiro.

Espero que dê certo. Eu não tenho coragem de ir, mas gostaria muito que alguns brasileiros estivessem entre os primeiros passageiros.
Vamos torcer. Um abraço.